Lançamento do Projeto Integrado Escolar

Publicado em 28/04/2021 | Atualizado em 28/04/2021 | Por: Alessandra Cardoso

Inspirados na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 cujo tema é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”. (Ef 2,14a), durante as atividades pedagógicas do mês de janeiro/2021, os educadores do Instituto Profissional Maria Auxiliadora elegeram o seguinte tema geral para o Projeto Pedagógico: “Adversidades geram mudanças: alegrem-se na esperança”, baseando- se na citação bíblica Rom 12; 12.

A partir desse tema gerador, os educadores de todos os setores se organizaram, estudaram as referências da Campanha da Fraternidade Ecumênica fornecidas pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), refletiram e democraticamente elegeram seus eixos temáticos de acordo com a contextualização de cada segmento.

Os educadores do ensino fundamental – anos finais elegeram o seguinte eixo norteador: Juntos somos maiores que antes. “Um cordão de três dobras não se rompe dom facilidade!” (Eclesiastes 4:12)

No dia 26/04/21, após a Missa que celebramos a Páscoa, a coordenadora Alessandra Christiani Cardoso dos Santos abordou com os presentes na Capela e nas redes sociais, os objetivos dos Projetos da escola, destacando o ideal filosófico de Dom Bosco “formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Em uma sociedade onde a fragilidade humana se faz crescente, acreditamos que podemos ser apóstolos missionários na educação de jovens para a cidadania. Durante esse ano letivo, realizaremos atividades com o objetivo de  promover a união das pessoas para superarmos as polarizações e as violências.

Através do diálogo e da união, pretendemos incentivar o protagonismo dos estudantes e colaborar para que acreditem na força e na beleza do diálogo como um caminho para relações mais honestas, justas e amorosas. Esperamos que se comprometam com causas que defendam a “casa comum” como um todo, principalmente as pessoas menos favorecidas socioeconomicamente. Animados no engajamento, pretendemos desenvolver ações concretas de amor ao próximo, ampliando sempre mais a cultura da paz e fortalecendo a convivência fraterna em um mundo cada vez mais plural.


Veja Também

PROJETO DE LIDERANÇA

Ser um bom e verdadeiro líder exige humildade e respeito pelas pessoas. Exercer liderança...

75 anos de Auxiliadora

Um OBRIGADO nesses 75 anos O nosso obrigado… Quanto empenho! Quantos acontecimentos registrados na...

CICLO CARNAVALESCO

Um olhar da escola em tempo de pandemia! Tempo de recomeço exigem novas atitudes,...

Abertura da Campanha da Fraternidade 2021 – Início da Quaresma

Aconteceu nos dias 18 e 19 de fevereiro, de forma presencial de também remota...

Nos acompanhe nas Redes Sociais