Semana da Pessoa com Deficiência 2020

Publicado em 23/10/2020 | Atualizado em 26/10/2020 | Por: Anália Paranhos - Coordenadora de Inclusão

Objetivando chamar a atenção da sociedade para as barreiras que ainda precisam ser enfrentadas dentro do ambiente escolar pelos estudantes com deficiência e a importância de se fazer inclusão baseada em evidências científicas, durante a semana da Luta da Pessoa com Deficiência (21 a 26 de setembro)  realizamos, na página do Instagram do Colégio Auxiliadora Recife, lives com diversos profissionais da área.

A data 21 de setembro foi oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133 como o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, porém a referida data foi instituída deste 1982 pelos movimentos sociais.

“O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Este fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência. “ (fonte Mundo Educação).

A primeira live, dia 21 de setembro, o convidado foi o Dr. Lucelmo Lacerda, Doutor em Educação, pós doutorando em Educação Especial e Membro do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação – CNE de Revisão das Diretrizes Nacionais de Educação Especial e com ele discutimos a Inclusão Escolar.

No dia 23 de setembro, convidamos Dra. Maíra Tomo, Advogada e membro da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo do CFOAB, Membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/GO e Diretora jurídica do Instituto Parque Azul. Com ela o tema abordado foram os direitos da Pessoa com Deficiência.

E por fim, no dia 25 de setembro, fechando o ciclo de lives, convidamos Luciene Santos, Psicopedagoga e Neuropedagoga, mestre em Ciências da Educação e sócia fundadora do CEAM – Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar, onde foi discutida a importância da parceria entre clínica e escola para o processo de inclusão do aluno com deficiência.

Durante esta semana refletimos como educadores podem contribuir para que a Educação Inclusiva seja uma realidade e após inquietações e questionamentos, temos a certeza de que com a escola inclusiva todos ganham e a juventude sendo orientada a conviver e respeitar as diferenças se tornarão adultos sensíveis.

Fonte: Da Redação

Veja Também

PROJETO DE LIDERANÇA

Ser um bom e verdadeiro líder exige humildade e respeito pelas pessoas. Exercer liderança...

75 anos de Auxiliadora

Um OBRIGADO nesses 75 anos O nosso obrigado… Quanto empenho! Quantos acontecimentos registrados na...

CICLO CARNAVALESCO

Um olhar da escola em tempo de pandemia! Tempo de recomeço exigem novas atitudes,...

Abertura da Campanha da Fraternidade 2021 – Início da Quaresma

Aconteceu nos dias 18 e 19 de fevereiro, de forma presencial de também remota...

Nos acompanhe nas Redes Sociais